placa mercosul

Tamanho da placa:
 

As medidas das novas placas veiculares são as mesmas das placas já utilizadas no Brasil

(40×13 cm- carro)

(20×17 cm- moto)

Menos número e mais letras:
 

As novas placas possuem 4 letras e 3 números distribuídos aleatoriamente, proporcionando mais combinações que o modelo de placa cinza.

Quem deve trocar as placas?

A medida vale para veículos novos, transferidos de município ou de proprietário e em outras situações que haja a necessidade da troca.

Cores
 

Assim como ocorre atualmente, as categorias de veículos serão diferenciadas pela cor da borda e da combinação alfanumérica das placas.

Emblema do Mercosul

Impresso na película retrorrefletiva, sobre fundo de cor azul (conforme Normativa MERCOSUL/DEC CMC Nº 17/02).

Nome do País

Vazado no centro da margem azul superior da placa.

Bandeira do País

Impressa na película retro refletiva.

      A nova placa proporciona acima de tudo mais segurança, controle e auxílio direto nas fiscalizações policiais, pois possui itens de segurança que contribuem no combate ao roubo e clonagem de veículos e em outros diversos crimes relacionados. 

       Para combater a falsificação e o mercado irregular, a Placa Mercosul possui diversos itens de segurança, como a pintura difrativa dos alfanuméricos, ondas sinusoidais e marcas d’agua de segurança, além do Código Bidimensional dinâmico- QR-Code. Todas estas tecnologias auxiliam no controle maior deste mercado, que vai desde a fabricação até o consumidor final. A rastreabilidade nos processos de produção, que a nova placa propõe, promove o controle de todos os processos e evita assim, que ocorram eventuais irregularidades.

         Outra questão importante que as novas placas devem abordar são as fraudes relacionadas à regularidade tributária. Uma das grandes dificuldades é controlar processos de emplacamento em todas as etapas produtivas das placas semiacabadas;

  1. Evitar circulação de matéria prima aprovada pelos órgãos de trânsito em comércio varejista;

  2.  Evitar uso de estoques adquiridos de empresas fornecedoras sem autorização dos órgãos estaduais e federais;

  3. Evitar a clonagem de veículos e, consequentemente, realização de crimes e emissão de multas em favor das vítimas;

  4. Fiscalização de rotina realizada pelas autoridades competentes a partir de leitura dos códigos QR impressos nas placas;

– Regularidade tributária – toda a circulação de mercadoria é autorizada ou informada às bases oficiais por meio digital, ou seja, a garantia da emissão de notas fiscais em todos os processos. 

  1. Produção de placas semiacabadas a partir da autorização digital proveniente das bases de dados oficiais do DENATRAN;

  2. Uso de sistema de rastreabilidade, indicando as unidades remetidas aos clientes ou locais de personalização, com validação individual em cada etapa do processo produtivo;

  3. Serviço de confecção e emplacamento realizado após recebimento de ordem de produção proveniente dos órgãos oficiais, com emissão automática de nota fiscal eletrônica

– Controle dos abusos dos preços para o consumidor: torna-se prerrogativa da empresa fabricante credenciada “todo o serviço de emplacamento até o consumidor final”, a nota fiscal de produto será emitida nominalmente ao proprietário do veículo, ou então os DETRANS farão o atendimento através da cobrança de taxas.

Horário de Atendimento

segunda-feira 07:30–17:30

terça-feira 07:30–17:30

quarta-feira 07:30–17:30

quinta-feira 07:30–17:30

sexta-feira 07:30–17:30

sábado PLANTÃO

domingo Fechado

Embrasplake

15.417.949/0001-69

*Entrega em 2 dias úteis

Visite nossas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social